Login


Register | Recover Password
Secondary header menu area. Create your secondary header menu in Appearance -> Menus
 

Por que as casas do Japão são construidas em base de concreto?

 

base de concreto

Os estrangeiros que visitam o Japão ficam sempre curiosos em saber por que nas construções de casas de madeira e edifícios de um modo geral utilizam base de concreto, o que não é muito comum em residências ocidentais.

Como todos já sabem, no Japão ocorrem 20% dos terremotos que acontecem no mundo, pois está localizado entre 4 placas tectônicas, que estão em constante movimento.

Outro fator importante é notar que sendo um arquipélago com 70% de áreas montanhosas, a maioria das grandes cidades se desenvolveram nas poucas planícies aluviais dos rios e adjacentes, sendo que a formação geológica é geralmente uma camada macia. A base de concreto também ajuda a isolar a umidade.

Estas são as razões para que os japoneses desde a tenra idade adotarem medidas para proteger suas casas de abalos sísmicos. Inicialmente utilizavam pedras e paralelepípidos como base. Com o decorrer do tempo, expandiu-se a utilização do concreto e diversas alternativas foram evoluindo.

kiso fundacao

Na ocasião do terremoto de Kobe, Hanshin Awaji em 1995 era comumente utilizado a base de concreto tipo  布基礎【nunokiso】.     Quando ocorreu este terremoto e em consequência muitas casas desabaram, foram tomadas medidas que adotaram sistemas mais seguros. Atualmente vem sendo utilizado a base de concreto misturado com ferro tipo べた基礎【betakiso】e 杭基礎【kuikiso】

fundacao 1

A base de concreto irá sustentar o peso total da casa, por isso a profundidade é estabelecidos por rigorosas Normas de Construção. Quem deseja construir, deverá inicialmente solicitar um exame do terremo, que apontará as camadas macias e mais duras do local. Com base neste resultado, será estabelecido o tipo de base e que profundidade. Quanto mais macio for o terreno, mais profundo será o alicerce de sustentação.

fundacao

Para quem deseja construir, a definição da base é uma etapa primordial. Aqueles que almejam comprar casas já construídas, vale a pena perguntar que tipo de base foi utilizado e sempre é bom checar com os próprios olhos, as condições, por exemplo se não tem rachaduras e outros.

Estas dicas foram úteis?

 

 

 

Print

Ainda não há comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *