Login


Register | Recover Password
Secondary header menu area. Create your secondary header menu in Appearance -> Menus
 

Perigo durante o terremoto: queda de móveis!

Como todos já sabem, no terremoto de Kobe Hanshin Awaji (1995) mais de 240.000 casas foram danificadas totalmente ou parcialmente, provocando mais de 6.000 mortes e 38.000 feridos.

Os dados sobre este terremoto apontam que 80% das vítimas foram mortas por sufocamento motivado pelo desabamento das casas. Metade dos ferimentos foram causados por quedas de móveis. Por isso não se pode dizer que é seguro só por que não tem perigo de desabamento.

A medida de prevenção contra calamidades mais importante  é manter a segurança dentro da casa. Vamos checar os locais com perigo de queda dos móveis e outros.

Você sabe dizer quais os perigos dentro de casa durante o terremoto?

  1. Com tremores fortes, móveis e eletrodomésticos caem e se estiverem em cima de tapetes ou tatamis, tombam com mais facilidade.
  2. O conteúdo de armários e estantes são lançados para longe podendo atingir pessoas, por isso cuidado com estantes de livros, guarda-louças.
  3. Aquelas caixas ou objetos que você deixou em cima do armário, com certeza cairá.
  4. É perigoso ficar preso entre móveis como pianos e outros que tenham roldanas.

 

O que você poderá fazer para prevenir danos com relação aos móveis?

  1. Quando comprar uma mobília ou eletrodoméstico, verifique de que forma irá fixá-lo na parede para evitar quedas.
  2. Coloque o móvel fixado em local que se tombar, não irá machucar ninguém, por exemplo, no quarto colocar longe da cama ou futon. Vamos pensar na colocação dos móveis calculando para que lado irá tombar.
  3. Fixe mobílias em local que se tombarem não irão atrapalhar sua saída de emergência, por exemplo, o armário de sapatos na entrada da casa.
  4. Armários com portas deverão ter trancas, por exemplo o guarda-louças, assim os objetos não cairão com tanta facilidade. Procure não colocar objetos e utensílios muito pesados na parte de cima destes armários, principalmente nos armários da cozinha.
  5. Evite ao máximo colocar caixas e objetos em cima de móveis. Cairão com certeza!
  6. Procure no home center acessórios para fixar móveis

É bom lembrar que a sobrevivência não depende da sorte.

É possível sobreviver a um terremoto e reduzir seus prejuízos, simplesmente por estar ciente dos riscos, tomando algumas precauções básicas.

Estas informações foram úteis? Deixe seu comentário!

 

Print

Ainda não há comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *